A Vice-Presidência do Governo aprovou a certificação da Viola da Terra pela marca ‘Artesanato dos Açores’, que já conta com 21 produtos certificados e mais de 90 unidades produtivas artesanais (UPA) com o selo de certificação.
Uma portaria publicada em Jornal Oficial reconhece como produto artesanal na área do trabalho em madeira, a Viola da Terra, também conhecida por ‘viola de arame’, ‘viola de dois corações’ ou ‘viola de 12 cordas’, como integrante da marca coletiva de origem ‘Artesanato dos Açores’.
A 'viola de 12 cordas', ao chegar aos Açores, no século XV, assumiu caraterísticas comuns em todas as ilhas, mantendo os seus traços primitivos, mas foi adquirindo afinações e particularidades diferenciadas.
Com mais esta certificação, agora oficializada, o Governo Regional reforça a medida de criação da marca 'Açores', a qual prevê uma abrangência mais global, incluindo, para além do artesanato, produtos ligados à produção agrícola, à indústria transformadora e ao turismo, reconhecendo a qualidade e a excelência dos produtos regionais.