O Diretor Regional das Comunidades salientou, no Brasil, que a plataforma 'Açorianos no Mundo' constitui uma "oportunidade" para "aprofundar a relação entre a diáspora e os Açores”.
Paulo Teves, que falava, na Casa dos Açores do Rio de Janeiro, destacou a importância desta plataforma para a escolha dos 19 conselheiros representativos das comunidades açorianas no Conselho da Diáspora Açoriana (CDA), apelando, por isso, à sua divulgação para que "possamos ter um contributo do Povo Açoriano espalhado pelo mundo no processo de desenvolvimento da Região”.
A plataforma, acessível no endereço eletrónico acorianosnomundo.azores.gov.pt, disponibiliza também diversas informações relativas a este projeto e ao Conselho da Diáspora Açoriana, bem como ao respetivo registo.
O Diretor Regional referiu ainda que este site vai permitir a inscrição de todos os Açorianos por nascimento, ascendência ou afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, atualmente residentes fora da Região.
Paulo Teves afirmou que, ao fazerem o registo, ficam aptos a apresentar a sua candidatura a Conselheiro da Diáspora Açoriana, conhecer os potenciais candidatos das várias áreas geográficas de residência e os seus objetivos, votar e escolher, por voto online, o representante da sua área geográfica de residência no Conselho da Diáspora Açoriana (CDA), sublinhando que os Açorianos registados no site serão notificados sobre a lista de candidatos da sua área de residência e da data do ato eleitoral.
O Conselho da Diáspora Açoriana, proposto pelo Governo Regional e aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação dos Açorianos no mundo para a definição de objetivos comuns no projeto de desenvolvimento dos Açores, através do debate e da emissão de pareceres, de sugestões e de propostas relacionadas com a emigração e a diáspora açoriana.