O Governo dos Açores procedeu à implementação de Equipas de Prontidão para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias com respostas de apoio a pessoas idosas e pessoas dependentes, uma sediada na ilha de São Miguel e outra na ilha Terceira, em virtude do nível de transmissão comunitária nestas ilhas.
Estas equipas, compostas por pessoal médico, profissionais da área de enfermagem, de psicologia e por trabalhadores auxiliares de apoio aos idosos, estão preparadas para atuar e suprir, de imediato, uma eventual carência de recursos humanos decorrente de um cenário de surto de SARS-CoV-2 que se venha a verificar em qualquer resposta social de acolhimento de pessoas idosas ou pessoas dependentes, independentemente das instituições sociais terem subscrito os acordos celebrados.
A Equipa de Prontidão da ilha de São Miguel é constituída por um total de 10 elementos, enquanto a Equipa de Prontidão da ilha Terceira é composta por sete elementos. O orçamento global destinado a estas Equipas é de 130.900 euros.
Os acordos agora celebrados têm a duração de seis meses, podendo, consoante a necessidade e a evolução da situação epidemiológica na Região, serem prorrogados.