Já é possível formalizar a candidatura ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.
Para a Secretária Regional da Educação as 60 bolsas agora criadas “pretendem ajudar a suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.
Em causa está a publicação em Jornal Oficial de um despacho conjunto dos membros do Governo dos Açores competentes em matéria de Educação e de Qualificação Profissional e Emprego que define um número máximo de bolsas, por grupo de recrutamento, para estudantes da Região que frequentem cursos de mestrado na área da formação de professores.
Sofia Ribeiro explicou que o critério para a definição das vagas por grupo de recrutamento, decorreu “da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”.
Falamos dos grupos de Português/Inglês e Educação Visual e Tecnológica, ambas do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Física e Química, Biologia e Geologia, Informática e o ensino de Piano.
De acordo com a titular da pasta da Educação, os grupos de recrutamento Biologia e Geologia e de Informática “são considerados prioritários” na atribuição de bolsas, “sendo-lhes reservadas, respetivamente, 10 e 25 bolsas”.
“As bolsas que remanescerem dessas 35, e até ao máximo de 60, serão distribuídas pelos restantes grupos de recrutamento”.
Gacs/RP