A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou que as escolas da região já estão a receber equipamentos de robótica, de realidade virtual, jogos para computador e kits de impressão 3D.
Falamos de 248 kits de jogos de pensamento computacional; 230 kits de robótica educativa; 134 kits de impressoras 3D e 64 kits de realidade virtual.
O anúncio foi feito no âmbito da discussão do primeiro painel do Conselho Económico e Social dos Açores, “Desafios da valorização do capital humano: educação, formação e ciência, em São Miguel.
Durante a intervenção, Sofia Ribeiro lembrou dados da Comissão Europeia que estimam que “69% dos trabalhos atuais passem a ser automatizados”, tendo sido criados dois milhões de “novos postos de trabalho na área da digitalização na última década”, prevendo-se que, até 2030, sejam criados “1,75 milhões de novos empregos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação”.
A titular da pasta da Educação explicou ainda que, e de acordo com a Comissão Europeia, “cada ano a mais de ensino e formação representa cerca de 10% na média dos seus ganhos remuneratórios futuros”.
De acordo com a Secretária Regional, foram ainda entregues “mais de 5 mil equipamentos” a todos os alunos dos 5.º e 8.º anos, “para a desmaterialização dos manuais escolares”.
Associados a esta distribuição de equipamentos, referiu, “estão módulos de formação no âmbito das tecnologias da informação e comunicação a toda a comunidade educativa”, tendo destacado os ‘massive open online courses’ já em preparação.
Gacs/RP