Os alunos da Escola Cardeal Costa Nunes (ECCN) começaram, em maio, a compostar os resíduos orgânicos produzidos na cozinha e no bar da escola.
Numa tentativa de devolver à terra o que a terra nos dá, os estudantes recolhem três vezes por semana as sobras de comida, assim como aparas e folhas secas, depositando alternadamente resíduos ‘verdes’ e ‘castanhos’, nos compostores cedidos pelo Município, de modo a criar um fertilizante 100 por cento natural, que irá alimentar os jardins e a futura horta deste estabelecimento de ensino.
Com o intuito de familiarizar os mais jovens com o processo de compostagem, o Município da Madalena dinamizou ao longo dos últimos meses vários workshops, ensinando aos alunos os princípios e técnicas básicas, de modo a incentivar à adoção de hábitos mais ecológicos e dar continuidade à estratégia de valorização dos resíduos orgânicos levada a cabo pela edilidade.
Fazendo dos estudantes agentes ativos na mudança por um futuro mais sustentável, o Município pretende que este projeto-piloto agora implementado na ECCN seja alargado às restantes escolas concelhias, em prol de um Concelho mais verde e ecofriendly.
CMM/RP