O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico acolhe, no próximo dia 7 de julho, pelas 21h00, o lançamento do livro “Do céu de Abraão”, de José Gabriel Ávila, publicado pela editora Letras Lavadas.
Conforme refere o autor, o livro que agora apresenta constitui um repositório de memórias dos poucos anos vividos na ilha do Pico, cujo imaginário acompanha o escritor desde que saiu de casa para iniciar os seus estudos no Seminário Menor de Ponta Delgada. [...] “Do céu de Abraão” é muito mais que um pequeno lugar de adegas na costa leste da Ponta da Ilha do Pico. “É toda a Ilha aqui presente, num misto de saudade e de revolta pacífica para que se avance mais depressa no progresso e no bem-estar da sua gente. Em todos os escritos a ilha onde nasci e os lugares que me marcaram, traduzem um sentimento de pertença e de estima que me alentam a pugnar por melhores condições de vida para os que optaram por aqui viver” – lê-se na sinopse.
José Gabriel Ávila nasceu nas Lajes do Pico, em 1947. Formado em Teologia, ingressou nos quadros da RDP- Açores, como jornalista, sendo posteriormente integrado, como jornalista na redação da RTP-Açores, onde chegou a exercer funções de editor e apresentador de programas informativos. Na imprensa colabora com crónicas e artigos de opinião, em vários jornais, como o Dever (onde começou a escrever), Ilha Maior, Correio dos Açores, entre outros.
DRAC/RP