Foi celebrada uma adenda ao protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena que prevê a atribuição de um valor adicional de 11.250,00 €.
Este reforço resulta dos custos adicionais decorrentes do número de buscas, do aumento de rondas no início do trilho e de registos dos terminais de localização GPS e, ainda, da necessidade de formação e acompanhamento por parte da associação de elementos com formação em TAS.
Recorde-se que, em abril de 2023, foi promulgado um protocolo de cooperação entre ambas as entidades, com o objetivo de apoiar as ações de busca e socorro, incluindo o resgate de visitantes da Montanha do Pico e o funcionamento e monitorização, durante todo o ano, do sistema de videovigilância e rastreio de visitantes na montanha (CICLOPE) durante o ano de 2023.
Entretanto, os Bombeiros Voluntários da Madalena tiveram de solicitar este apoio adicional que será agora atribuído, conforme publicado em Jornal Oficial.
JO/RP